terça-feira, 29 de novembro de 2016

Última rodada do Brasileirão 2016 reserva emoção em 7 partidas

O Palmeiras sagrou-se campeão do Brasileirão 2016 com uma rodada de antecedência, após vitória sobre a Chapecoense por 1 a 0 no Allianz Parque. Mesmo com o título definido, a última rodada do Campeonato Brasileiro, que será disputada no próximo domingo com todos os jogos ao mesmo tempo, reserva emoção em pelo menos sete partidas. São oito times ainda com interesses em disputa na 38ª rodada da competição.

Rebaixamento


Três times brigam contra o rebaixamento para a Série B na última rodada do Brasileirão 2016

Três times ainda correm risco de serem rebaixados para a Série B do Brasileirão em 2017 junto com América Mineiro, Santa Cruz e Figueirense.

O mais ameaçado é o Internacional de Porto Alegre, com 92% de chances de rebaixamento, segundo o matemático Tristão Garcia, do site Infobola. O clube gaúcho vai enfrentar o Fluminense no Maracanã e precisa obrigatoriamente de uma vitória sobre os cariocas para continuar sonhando com a Série A no ano que vem. Além disso, precisa torcer para um tropeço do Sport Recife ou do Vitória. No caso de um revés dos baianos, o colorado ainda precisa reverter um saldo de cinco gols para se livrar da degola.

Para se manter na elite do futebol, o Sport Recife vai receber o já rebaixado Figueirense em seu estádio, a Ilha do Retiro, na capital pernambucana. Com 44 pontos, dois a mais que o Internacional, a equipe de Pernambuco chega à última rodada com 8% de chances de rebaixamento, de acordo com Garcia. Uma vitória em casa garante a permanência do Sport na primeira divisão do Brasileirão. Em caso de empate ou derrota, a equipe tem que torcer para que os gaúchos não consigam os três pontos no Rio de Janeiro.

O Vitória fechou a 37ª rodada contra o Coritiba nesta segunda feira, abriu três pontos de vantagem sobre o Inter e praticamente assegurou sua vaga na Série A. Um simples empate do Vitória contra o campeão Palmeiras, no estádio do Barradão, é suficiente para os baianos. Mas o risco de rebaixamento existe. Caso perca para os paulistas e Sport e Internacional vençam suas partidas, o rubro-negro terá que fazer contas de saldo de gols.

Libertadores 


Briga pela Libertadores na última rodada do Brasileirão 2016

O Brasileirão 2016 chega à sua última rodada com três times disputando duas vagas no G-6 , que dá acesso à primeira fase, mata-mata, da Libertadores da América do ano que vem. Além de Palmeiras, Flamengo e Santos que garantiram sua classificação na fase de grupos do torneio continental, Atlético Paranaensa, Botafogo e Corinthians entrarão em campo para tentar se juntar ao Atlético Mineiro na chamada pré-Libertadores.

Único time fora da zona de classificação ainda com chances de vaga, o Corinthians vai ao Mineirão enfrentar Cruzeiro, que já não tem mais aspirações no Campeonato. Com 55 pontos e a sétima colocação, a equipe paulista precisa obrigatoriamente de uma vitória para brigar pela vaga do campeonato internacional. Além disso, torce por um tropeço de ao menos um de seus rivais.

Fechando o G-6 na penúltima rodada, o Botafogo viaja até Porto Alegre para enfrentar o Grêmio na arena dos gaúchos. Com um ponto a mais que o Corinthians, o time carioca só depende de si para se garantir na Libertadores de 2017. Uma vitória sobre o tricolor gaúcho, que tem suas atenções voltadas para a final da Copa do Brasil no meio da semana, é suficiente para carimbar o passaporte carioca.

Para lutar pela vaga na Libertadores da América do ano que vem, o Atlético Paranaense conta com o fator casa para enfrentar o Flamengo na última rodada do Brasileirão. Assim como o Botafogo, basta ao rubro-negro do Paraná uma vitória sobre os cariocas para asseguras a ida ao torneio continental. Em caso de derrota, precisa torcer para um tropeço de Corinthians ou Botafogo.


Vice-campeão do Brasileirão 2016



Premiação de vice-campeão do Brasileirão 2016 agita última rodada

Mas a tarefa do Furacão não será tão simples quanto parece. Diferentemente dos alvinegros paulista e carioca, que enfrentam times sem maiores aspirações no campeonato, o Flamengo ainda tem em jogo a segunda colocação no campeonato nacional. Mesmo que para as torcidas o vice-campeonato do Brasileirão não inspire motivos de comemoração, para os cofres dos clubes o segundo lugar faz uma grande diferença financeira. 3,4 milhões de reais, para ser mais específico.


É por essa razão que o Santos busca a vitória contra o já rebaixado América Mineiro na Vila Belmiro. O time paulista está dois pontos atrás do rubro-negro carioca, na terceira colocação. Além da vitória, tem que torcer por uma derrota do Flamengo em Curitiba. A equipe que terminar o campeonato na terceira colocação recebe 7,3 milhões de reais como premiação, enquanto o vice-campeão leva pra casa 10,7 milhões de reais. Um senhor motivo para não relaxar na última rodada do Campeonato Brasileiro de 2016.