O Senado Federal abriu enquete para a população opinar sobre o Projeto de Lei que prevê a restrição da atividade do professor em sala de aula. É uma boa atitude do Senado, no sentido de saber o que os cidadãos acham de suas propostas e é importante que as pessoas participem.
Mas por que você defende o voto contrário à proposta, André?
Sou CONTRA esse PL pois a proposta tem como objetivo evitar a discussão política nas escolas. Ora, como queremos construir uma sociedade mais esclarecida, com poder de pensamento, análise e opinião sobre a atividade dos agentes públicos se uma Lei proíbe essa discussão em uma das bases da formação de um cidadão: a escola.
Vivemos um momento em que a pauta política adentrou às conversas na igreja, no estádio de futebol, na fila do banco, do mercado, do ônibus e do hospital. Nas casas das famílias e onde mais se reúnam pessoas. Por que o Estado deve proibir que a escola seja privada de tal assunto? Será esse o papel dos políticos? Privar o jovem estudante de discutir a política de sua cidade, de seu estado, de seu país nas salas de aula é o caminho para uma sociedade melhor?
A tal escola sem ideologia que pregam é na verdade a promoção da escola de seres não pensantes. É a escola da manutenção do status quo, assim quando da Ditadura Militar, em que era proibido questionar aquilo que era feito e os padrões impostos pelo Estado.
O que queremos? Queremos pessoas que não pensam? Que não questionam a conjuntura política instituida?
Os que defendem está ideia absurda, argumentam que hoje a escola doutrina os jovens para os pensamentos da esquerda. Não passa de uma desculpa ignóbil; ardil.
Cito porquê. A princípio porque, na região que moro, poucos são os jovens que adotam tal posição política. Os que assim são, são em função de sua formação socio-cultural, que vai além da simples instrução escolar.
A verdade é que, daqueles que são a mim próximos, a maioria pouco se interessa pela política. Quando tratam do tema, diz respeito ao que observaram de seus pais e familiares. De seu convívio diário na sociedade e não somente daquilo que puderam ter contato na escola.
De toda forma, o ambiente escolar deve ser um lugar onde se discuta sobre sistemas políticos, programas econômicos, sustentabilidade e políticas públicas eficazes.
A formação escolar integra a formação do cidadão é o Estado não tem o direito de censurar o aluno e o professor. Aquele que defende este projeto ou desconhece a real intenção dele ou é verdadeiramente mal intencionado.
Acesse o link abaixo e vote contra essa proposta.
https://www12.senado.leg.br/ecidadania/visualizacaomateria?id=125666
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