terça-feira, 14 de novembro de 2017

Corinthians pode bater recorde na liderança do Brasileirão


Próximo de conquistar seu sétimo título do Brasileirão, o Corinthians pode bater o recorde de rodadas na liderança de uma única edição do campeonato nacional na temporada 2017.


Caso se mantenha na primeira colocação até o fim do Brasileirão, a equipe comandada pelo técnico Fábio Carrile vai atingir a marca de 34 rodadas como líder da competição, número nunca alcançado na era dos pontos corridos com 20 equipes.

O Corinthians lidera o Brasileirão desde a quinta rodada e está 11 pontos à frente do segundo colocado, o Grêmio. Com a vantagem, o time paulista garante, pelo menos, 33 partidas consecutivas na primeira posição do campeonato e já supera as campanhas dos maiores rivais, Palmeiras, campeão no ano passado acumulando 28 rodadas na liderança (1ª, 9ª a 16ª e 19ª a 38ª), e São Paulo, que consagrou o título de 2006 ao acumular também 28 rodadas como líder (9ª e 12ª a 38ª).

O time recordista de rodadas na liderança do Brasileirão dos pontos corridos com 20 equipes é o Cruzeiro, campeão de 2014. Os mineiros, orquestrados por Ricardo Goulart e Éverton Ribeiro, eleito Craque do Campeonato naquele ano, chamaram atenção por disparar na liderança desde a sexta rodada, totalizando 33 confrontos consecutivos na ponta do nacional.


Liderança não garante título

Nem sempre um longo tempo na liderança do campeonato garante a uma equipe levantar o troféu. O caso recente mais emblemático aconteceu no nacional de 2009, quando o Palmeiras deixou o título escapar nas últimas rodadas. Naquela temporada, a equipe comandada por Muricy Ramalho acumulou 17 rodadas à frente do torneio (15ª a 18ª e 21ª a 33ª), mas viu o sonho da conquista do quinto Brasileirão - na época, ainda não existia o reconhecimento das taças Brasil e Roberto Gomes Pedrosa com status de Campeonato Brasileiro - ruir faltando cinco jogos para o fim do campeonato.

O Verdão foi o time que liderou por mais tempo o nacional daquele ano, seguido pelo Atlético Mineiro, que esteve à frente do campeonato por oito rodadas (6ª a 8ª e 10ª a 14ª), entretanto, o Flamengo arrancou nos confrontos finais e assumiu a liderança na penúltima rodada. O time carioca, que ainda não havia figurado na ponta da tabela, sagrou-se campeão permanecendo líder por apenas duas partidas.


Rei dos recordes

Além de ter a chance se tornar a equipe com maior tempo na liderança do mesmo Brasileirão, o Corinthians já possui outra marca histórica na competição de 2017: completou um turno invicto e assegurou 82,5% de aproveitamento. Algo inédito na competição no formato atual, com 20 equipes. ­Foram 14 vitórias e cinco empates nas 19 rodadas iniciais do campeonato. O primeiro revés do Timão aconteceu somente na partida válida pela 21ª rodada – o confronto da rodada 20 havia sido adiado para a semana seguinte.

O Corinthians ainda é o time que mais tempo esteve à frente do Campeonato Brasileiro desde a mudança para o formato de pontos corridos, em 2003. São 121 rodadas na liderança do torneio. O Cruzeiro segue o alvinegro totalizando 108 rodadas como líder.
No quesito campanha, o Timão de 2015, comandado pelo técnico Tite, também detém as melhores marcas. Naquele ano, o Corinthians conquistou 81 pontos e obteve 71,1% de aproveitamento. O clube também teve o maior número de vitórias conquistadas na mesma competição com 20 times em disputa.

O alvinegro também tem a melhor média de público como mandante nesta edição do Brasileirão. São 39.313 torcedores em média por partida neste campeonato, com ocupação média de 82% da capacidade do estádio.